Dicas

Selecione o tipo de dor e veja dicas de como melhorar sua condição e mudar seu estilo de vida

Como tratar a dor?

Como tratar a dor?

Nos últimos anos, o tratamento da dor evoluiu não só em relação aos medicamentos e procedimentos, mas também na sua forma de abordagem. As estratégias adotadas variam de acordo com o tipo de dor e com a sua intensidade.

Quando a dor é classificada como moderada, os medicamentos têm por objetivo aliviar e minimizar seus efeitos colaterais. Outras terapias auxiliares também podem ser utilizadas para diminuir a dor, tais como, acupuntura, a diminuição da temperatura do local afetado, a fisioterapia e uso de aparelhos que auxiliam na recuperação do tecido lesionado.

Saiba utilizar o frio como seu aliado contra a dor.

Saiba utilizar o frio como seu aliado contra a dor

Resfriar o local dolorido é uma prática muito comum entre os atletas e praticantes de atividade física. O frio pode ser aplicado em compressas, bolsas com agentes frios e aerossóis refrigerantes. Além de acessível e barato, o gelo é eficaz no alívio da dor.

Todavia, deve se ter cuidado ao retornar à atividade física logo após o resfriamento do músculo, pois a adoção dessa medida pode reduzir, por até 15 minutos após sua aplicação ter terminado, a força e a potência muscular.